
SOBRE

a federação ( F.M.J-J )
A Federação Mineira de Jiu-Jítsu, entidade regional de administração do desporto, é, por força do reconhecimento oficial de seu estatuto, considerada a instituição com autonomia para representar oficialmente o Jiu-Jítsu no Estado de Minas Gerais e continuar realizando o Campeonato Estadual Mineiro de Jiu-Jítsu. Do campeonato oficial participam as equipes portadoras do alvará da FMJ-J do ano em curso. O campeonato estadual, de caráter anual, é composto por cinco etapas, iniciando-se regularmente em fevereiro ou março e encerrando-se em novembro. Os pontos obtidos pelas equipes em cada etapa acumulam-se para a grande final, realizada no mês de novembro. Na ocasião, a equipe que somar o maior número de medalhas de ouro, prata e bronze em todas as categorias de idade, faixa e peso recebe os troféus: ouro para o 1º lugar (campeã da etapa), prata para o 2º lugar e bronze para o 3º lugar. As medalhas de ouro, prata e bronze são entregues aos competidores; no entanto, até os 12 anos de idade, todos os atletas recebem medalhas de ouro como forma de incentivo. Na 5ª e última etapa do campeonato estadual do ano, a equipe que conquistar o maior número de troféus de ouro, prata e bronze é considerada a campeã absoluta do ano e recebe a Taça Minas Gerais de Jiu-Jítsu.

Criada em 1975
Em Minas Gerais o Jiu-Jítsu integral, ou seja, o esportivo, o traumático e a defesa pessoal, não eram praticados na sua verdadeira extensão. Somente alguns professores de academias de Judô repassavam técnicas de defesa pessoal e dos traumáticos. Não havia ainda as regras do esportivo. Foi então que o Professor José Senador Rosa, a exemplo do Rio, fundou em 1975 a Federação Mineira de Jiu-Jítsu, sob orientação do Mestre Helio Gracie. As regras de competição esportiva foram criadas pela Federação do Rio de Janeiro. A Mineira foi reconhecida e oficializada, sob decreto em 1976 pelo então Ministro Jarbas Passarinho , Ministro da Educação e Cultura-e pelo Conselho Nacional dos Desportos (CND), a exemplo da Federação Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro, tornando as duas únicas Federações oficialmente reconhecidas pelo MEC e CND.

ADAIR ALVES DE ALMEIDA
Mestre faixa Vermelha (preta 9º grau) - Um dos 14 fundadores da F.M.J-J, e 3º presidente à frente da Entidade entre 1984 a 2015. Reeleito em 2020 e 2024. Idealizador, fundador e 1º presidente da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu (LBJJ) em 1991, a primeira Entidade Nacional Oficial do Jiu-Jítsu no Brasil.